Playlist

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Análise do filme "Invictus"

O filme Invictus fala sobre um time de Rúgbi que uniu um país que recém havia passado pelo Apartheid. Para isso o presidente Nelson Mandela teve de conversa com o capitão do time, François Pienaar para que o time ganhasse a copa do mundo de rúgbi. O presidente também fez com que todo o time visitasse lugares mais pobres da Africa do Sul, inclusive a prisão onde Mandela ficou durante 27 anos.
Ele também mostra que os brancos torciam para o Springboks (Africa do Sul),e os negros sempre torciam para o time que jogava contra. Mas Nelson Mandela conseguiu reverter a situação fazendo com que o país todo, tanto negros quando brancos torcessem pra a Africa do Sul.
Enquanto Mandela esteve na prisão, leu um poema que lhe deu muita esperança para a vida dele na cadeia:                                                      
Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.
Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.
Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.
Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.


                      
Na nossa opinião esse filme retrata que o fato de morar em lugares mais ricos ou mais pobres, de ser negro ou branco, de trabalhar como limpador de rua ou medico, não faz diferença pois somos todos iguais, e todos tem os mesmos direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário